PT  |   EN  |   FR
Raça de cavalos portuguesa, é um dos mais genuínos produtos deste país. As suas origens perdem-se no tempo, existindo evidências de que é montado há mais de 5000 anos. Esse facto, prova tratar-se do cavalo de sela mais antigo do mundo. Alia uma rara beleza à robustez, flexibilidade e docilidade. Desde há séculos, que os portugueses têm vindo a desenvolver esta sua...
Cavalo Lusitano
ANDRÉ TEIXEIRA DA COSTA

Nascido em 1962, desde sempre nutriu uma especial paixão pelos cavalos, o que o levou a licenciar-se em engenharia zootécnica e a especializar-se em nutrição e reprodução de equinos, tendo fundado a sua própria coudelaria em 1994.

Como cavaleiro, iniciou a sua aprendizagem com o coronel Ivens Ferraz, cavaleiro olímpico de quem é sobrinho neto. Mais tarde, veio a trabalhar com outros insignes mestres.

Entre 1979 e 1982, sob orientação de  José Mestre Batista, actuou, como cavaleiro tauromáquico amador em vários espectáculos. Manteve-se ligado a este cavaleiro até 1985, data do seu falecimento.
A partir daí, por vincada influencia do mestre Nuno Oliveira, é conquistado pela arte subtil da equitação clássica, que começa a estudar com entusiasmo.

 Montou e ensinou um número considerável de cavalos. Apesar de nunca se ter dedicado em exclusivo à equitação, manteve sempre uma intensa actividade como cavaleiro, trabalhando actualmente no seu picadeiro, onde, continuando fiel aos princípios clássicos da equitação, monta diariamente os seus cavalos e dá lições a um restrito grupo de alunos.

historial_img1

Galeria de imagens
VER
COUDELARIA

Ligado, desde muito novo, à equitação e ao ensino do cavalo, André Teixeira da Costa fundou esta coudelaria em 1994 com o principal objectivo de fornecer directamente as suas cavalariças.
Tendo conjugado, nos primeiros anos, a produção de equinos lusitanos e cruzado português, a partir de 1999 opta por se dedicar exclusivamente à criação de cavalos Puro Sangue Lusitano.
O facto de conjugar as facetas de produtor de cavalos e de equitador, tem permitido fazer uma cuidada avaliação do comportamento de cada indivíduo ao longo do ensino e utilizar esse conhecimento como um importante factor de selecção.
Utilizando reprodutores com uma genealogia de qualidade comprovada, o objectivo principal é a obtenção de animais que, morfologicamente bem conformados  e obedecendo ao  padrão da raça, se distingam como bons cavalos de sela, dando-se especial atenção às características morais e qualidade de galope.

img6